Em Santa Maria, um empresário é famoso pela participação nas maiores feiras do setor: Odilo Marion, da Agrimec, leva os produtos de sua empresa para mostrar a clientes de todo o país e do Exterior nos principais eventos do agronegócio: Expointer, Expodireto, Expocana e Agrishow. Com isso, conquistou clientes de fora e muitas vendas. Exemplos assim precisam ser seguidos por outros empresários e também pelo poder público. No caso do turismo, levar Santa Maria e a região para eventos nacionais é fundamental. Até porque, vale aquela antiga máxima: quem não é visto não é lembrado.
Outro bom exemplo disso, bem recente, foi a participação da prefeitura de Santa Maria na 34ª edição da Feira Internacional de Turismo, a Festuris, no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em Gramado. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana, durante os dois dias da feira, visitaram o estande da prefeitura mais de 500 pessoas de seis países (Argentina, Brasil, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai) e de 17 Estados (Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins).
– Os ganhos são tangíveis. Divulgamos quatro roteiros: Santa Maria + Itaara, Santa Maria + Quarta Colônia, Santa Maria + Mata e Santa Maria + Termas. Fizemos contatos com muitas operadoras que prometeram trazer grupos, ficaram encantados com nossas bolachas identitárias (Vila Belga), a Cyrilinha bombou. Fora os contatos que tivemos na gestão, pudemos dar entrevistas e falar sobre Santa Maria e região.
Segundo Ticiana, uma importante lição foi tirada.
– Santa Maria precisa parar de fazer caravana de pessoas para ir nesses eventos e passar a ir para posicionar e mostrar o que tem de bom. Na Mercopar (feira industrial em Caxias), indústrias daqui foram e fizeram negócios, mostraram o que produzem. Tenho cada vez mais convicção que temos de sair dos montes para sermos vistos, lembrados, fazer e prospectar negócios – disse Ticiana.
É fundamental ir a eventos nacionais
Nessa linha, Santa Maria e região precisam se planejar para participar de mais eventos nacionais sobre turismo, além de trazer agências de turismo das principais cidades do país para conhecer as nossas potencialidades e planejarem a venda de pacotes. Com os voos diretos da Gol de Congonhas para Santa Maria, ficará ainda mais fácil conseguir atrair turistas de fora. Potenciais, temos muitos, como citou acima a secretária Ticiana Fontana. Além deles, temos agora o fato de termos os dinossauros mais antigos do mundo e a possibilidade de dois geoparques reconhecidos mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (Unesco), na Quarta Colônia e em Caçapava do Sul. A cidade de Mata, com grande riqueza de madeiras fossilizadas, é outro atrativo para passeios.
Divulgar em jornais, revistas e agências
Grandes revistas de turismo e jornais de capitais com cadernos de viagem costumam fazer reportagens sobre destinos turísticos e devem ser convidados para virem conhecer Santa Maria e a região. Seria uma divulgação bem importante e focada em quem quer conhecer novos lugares. Até porque muita gente já foi para a Serra gaúcha e está atrás de novos destinos. Aqui, temos gastronomia típica, locais com belas paisagens e alguns atrativos se formando, como as Termas Romanas e Parque Oásis. Ainda há um longo caminho a ser trilhado, mas os primeiros passos já estão sendo dados.